- Área: 60 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Adam Scott
-
Fabricantes: Fired Earth, Made, Slimline aluminium, The Shaker Kitchen Company, The solid wood flooring company
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos do Sketch Architects trabalharam na reforma de uma residência em South West London, construindo um anexo integrado a um novo jardim. As reformas, em geral, visam a melhoria do cotidiano das pessoas que frequentam e usam os espaços e neste projeto o objetivo foi criar um espaço de estar coletivo para a família.
As demandas apresentadas aos arquitetos mostravam que era necessário otimizar o espaço disponível nesta pequena casa. O edifício existente já havia sido estendido, mas os espaços eram muito segregados entre si e o layout não estava funcionando para a jovem família que morava lá. Cada pequeno espaço parecia desconectado do seguinte. Eles pediram, portanto, para investigar as opções que criavam uma maior sensação de espaço, utilizando e aumentando o porão existente e mantendo uma conexão com o restante do piso térreo.
Para conseguir isso, a Sketch Architects introduziu um espaço com pé direito duplo no centro da casa, mudando a localização das escadas para permitir a entrada de luz a partir de um novo teto de vidro mais ao fundo, o qual se torna também piso de vidro da entrada da casa. Os porões tendem a parecerem escuros e segregados do restante da casa, mas neste projeto o objetivo era trazer uma ambiência iluminada, criando um espaço convidativo, ligado ao resto da casa. O chão da cozinha, que fica mais ao fundo da propriedade teve seu nível rebaixado, buscando aumentar o fluxo para o jardim e aumentar as linhas de visão para o porão. Finalmente, uma parede de tijolos expostos cerca todo o espaço com pé direito duplo, que se estende para os fundos da propriedade, dando mais continuidade ao projeto.
Estruturas de aço expostas permitiram aos arquitetos remover muitas paredes internas, maximizando linhas de visão diagonalmente da frente para trás com portas estrategicamente localizadas, permitindo que os espaços fossem divididos quando necessário. A sala de recepção da frente foi reinstalada em suas dimensões originais, mas com uma parede de vidro de piso a teto que mantém a conexão com o resto da casa.
A reconfiguração das escadas permitiu que os arquitetos criassem uma variedade de ideias de armazenamento, maximizando o uso do espaço. O corredor agora parece mais amplo e desimpedido apesar dos desafios da vida familiar. Por toda a casa eles usaram uma série de materiais naturais; tijolos expostos, aço, vidro e madeira. Na cozinha e no porão, eles criaram depósitos usando madeira compensada e no andar de cima acrescentou-se um espaço de escritório no patamar, continuando o uso de madeira compensada para a mesa, que conta com boa iluminação vinda de cima.
A Sketch Architects é um jovem escritório de arquitetura com base em Londres. Eles têm muitos projetos na cidade inglesa, bem como vários outros localizados em todo o país, incluindo em Lymington, Farnham, Sevenoaks, Cleethorpes e Exeter. Eles se especializaram em arquitetura residencial e trabalham com projetos de novas casas e reformas sob medida.